Código |
Plano de Trabalho |
Sit |
Detalhes |
2146 |
Contribuir para o fortalecimento dos vínculos na convivência familiar e comunitária bem como o retorno ou permanência de crianças e adolescentes na escola regular e seu desenvolvimento integral |
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2148 |
Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. |
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2318 |
O IEDC-CEI TIA SUELI-2014 do Instituto Educacional Duque de Caxias, visa proporcionar serviço de manutenção a fim de dar atendimento a 40 crianças. |
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2827 |
Objetivo Geral:
Proporcionar às crianças e adolescentes o desenvolvimento físico, sócio cultural, elevação da autoestima e relacionamento interpessoal através da dança, bem como estimular a convivência e o fortalecimento dos vínculos.
Objetivos Específicos:
•Expressar pensamentos e sentimentos através da dança;
•Aumentar a autoestima dos participantes do projeto através das apresentações de danças;
•Desenvolver e ampliar o conhecimento sobre a arte, gosto, sensibilidade, expressando através da dança;
•Proporcionar o conhecimento sobre a diversidade de ritmos e cultura nacional e internacional;
•Proporcionar o desenvolvimento físico como: melhora do tônus muscular, postura, consciência corporal, alongamento e flexibilidade, equilíbrio corporal. |
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2829 |
O Presente projeto tem como objetivo principal a contratação de um profissional de dança e material necessário para o desenvolvimento desta modalidade que encanta e impressiona crianças, adolescentes e até mesmo os adultos. A dança é considerada uma ação física importante para que os usuários harmonizem de maneira integrada as potencialidades motoras, afetivas e cognitivas.
Objetivo Geral:
Proporcionar às crianças e adolescentes o desenvolvimento físico, cultural, elevação da autoestima e socialização através da dança, bem como estimular a convivência e o fortalecimento dos vínculos.
Especificamente pretende-se:
- compreender e apreciar as diversas danças como manifestação cultural e histórica;
- oferecer aos usuários de dança, o despertar de um interesse pelas expressões artísticas e culturais, a fim de resgatar e valorizar a música e a dança;
- deslocar-se com destreza no espaço do dançar, andar, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
- compreender a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem seus movimentos;
- expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral;
- aprender noções de espaço, sequência, padronização e consciência do próprio corpo;
- ampliar seus sentidos, como a visão, o tato e principalmente a audição; e,
- interessar-se pela dança como uma atividade coletiva e divertir-se com a música. |
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2830 |
Objetivo Geral:
•Contribuir no processo de enfrentamento das demandas sociais e pessoais, socialização, fortalecimento de vínculos dos usuários do SCFV, através da atuação da psicologia social.
Objetivos Específicos:
•Proporcionar condições da criança e do adolescente se comunicar, dialogar e liberar sentimentos, no intuito de promover sua saúde mental e psíquica;
•Oferecer atendimento psicoterapêutico aos usuários e suas famílias, auxiliando no resgate de vínculos afetivos e fortalecendo a convivência familiar e comunitária;
•Desenvolver trabalho multidisciplinar e interdisciplinar na instituição, com as áreas de Pedagogia e Serviço Social, voltados à promoção humana e social e ao bem estar dos usuários. |
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2831 |
Objetivo geral:
Ampliar o universo cultural das crianças e adolescentes por meio de musicalidade, além da socialização dos integrantes, o sentimento de pertencimento a um grupo, bem como a inclusão social com elevação da autoestima, estimulando o fortalecimento de vínculos sociais.
Objetivos específicos:
- Promover a integração social do educando, proporcionando-lhe recreação sadia e confraternizando-o pelo trabalho em grupo na banda;
- Desenvolver vocação e aptidões musicais, através do aprendizado, da vivência, podendo o usuários alcançar o nível da profissionalização;
- Contribuir para a formação da personalidade, do desenvolvimento cognitivo e motor, através dos movimentos ritmados;
- Cooperar no desenvolvimento da cidadania, patriotismo e dos valores cívicos, temas que norteiam o Instituto Educacional “Duque de Caxias”, por meio do ensaio de ordem unida, no qual a Banda acompanha o exercício feito pelos Guardas-Mirins, reforçando o ritmo da marcha e executando dobrados, canções, hinos e toques percussivos militares; e,
- Promover a cultura da comunidade e do munícipio, através do resgate das tradições musicais nas apresentações, desfile, concertos e outras apresentações. |
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2832 |
O presente projeto tem por objetivo angariar os recursos financeiros necessários para a contratação de um profissional de Educação Física e os materiais esportivos e recreativos necessários as práticas de exercícios e atividades de lazer. As práticas direcionadas e orientadas, sempre respeitando as particularidades e o nível de maturação psicológica e física do jovem atendido, fazendo com que cada um compreenda seu corpo e seus limites, melhorando a autoestima, a autoconfiança, expressividade, e em termos fisiológicos reduza as condições para o desenvolvimento de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo como doenças do aparelho respiratório, hipertensão, entre outras.
A prática constante de exercícios físicos acompanha benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do corpo. Do ponto de vista muscular-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular como também a flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. Melhora no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, no desempenho intelectual, do raciocínio, da velocidade de reação, o convívio social e o desempenho escolar.
Objetivo Geral: Proporcionar às crianças e adolescentes do SCFV o desenvolvimento das potencialidades psicomotoras, cognitivas, afetivas e a integração social através da prática de esportiva.
Especificamente:
Aprimorar diversas condutas psicomotoras, destacando-se dentre elas a coordenação motora geral, a lateralidade e a organização espaço-temporal; assim como valências físicas (resistência, flexibilidade, agilidade, destreza e expressão corporal);
Fomentar o sentido de comunidade, estimulando o convívio com outras pessoas, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia e o respeito mútuo, além de requerer constantemente a disciplina;
Desenvolver a prática de jogos, estimulando a criatividade de movimentos;
Propiciar a igualdade de participação entre meninos e meninas sem faixa etária específica e respeitando todas as diversidades de inclusão. |
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2883 |
Objetivo Geral:
OBJETIVOS GERAIS:
- Complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária;
- Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, em especial, das pessoas com deficiência, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária;
- Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios;
- Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos;
- Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários;
- Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
- Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.
Objetivos Específicos:
Objetivos específicos para crianças até 6 anos:
-Complementar no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
-Assegurar desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade;
-Fortalecer a interação entre crianças do mesmo ciclo etário;
-Valorizar a cultura de famílias e comunidades locais pelo resgate de seus brinquedos e brincadeiras e a promoção de vivências lúdicas;
-Desenvolver estratégias para estimular e potencializar recursos de crianças com deficiência e o papel das famílias e comunidade no processo de proteção social;
-Criar espaços de reflexão sobre o papel das famílias na proteção das crianças e no processo de desenvolvimento infantil.
Objetivos específicos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos:
- Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
Objetivos específicos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos:
- Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. |
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3002 |
Objetivo Geral:
Proporcionar a vivência de valores e experiências de cuidado e respeito ao meio ambiente, através de atividades organizadas e planejadas de educação ambiental, voltadas para o desenvolvimento de habilidades, contribuição social e participação cidadã. |
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3004 |
Contribuir no processo de desenvolvimento integral da criança e do adolescente, proporcionando o despertar das potencialidades inatas do sujeito, a socialização e a integração social, através de atividades lúdicas, artísticas, esportivas, visando a qualidade de atendimento. |
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3044 |
Objetivo:
Objetivos gerais:
- Complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária;
- Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária;
- Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios;
- Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos;
- Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários;
- Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
- Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.
Objetivos Específicos:
Objetivos específicos para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos:
- Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
Objetivos específicos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos:
- Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. |
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3057 |
O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da informática e a aquisição de materiais para ministrar oficina de Inclusão digital aos 70 usuários que frequentam o SCFV da Instituição.
Especificamente pretende-se:
Possibilitar as condições adequadas para que as crianças e adolescentes tenham acesso a este mundo digital, sendo considerada atualmente uma tecnologia indispensável ao desenvolvimento e a formação polivalente e multifuncional de nossos usuários.
Proporcionar e estimular suas mentes e potencializar seu desenvolvimento intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, a sua coordenação motora e consequentemente provocar mudanças e transformações em todos que exercitam esta habilidade, incontestavelmente fascinante que é o computador.
Despertar o senso crítico das várias possibilidades que este mundo virtual apresenta de forma variada e a disposição de todos, considerando o usuário um sujeito ativo em todo o processo.
Promover atividades mais criativas, motivadoras, dinâmicas e que envolvam os usuários para novas descobertas e aprendizagens, proporcionando aos mesmos, autonomia, curiosidade, cooperação e socialização.
Oferecer aos jovens conhecimentos de informática básica a fim de concorrerem em igualdade de condições em relação ao mercado de trabalho atualmente mais exigentes. |
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3058 |
O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional de educação física, materiais esportivos, recreativos, bem como aquisição de uma rede de proteção e revitalização da pintura da quadra recentemente reformada e coberta, necessários as práticas de exercícios e atividades de lazer, planejadas, direcionadas e orientadas, respeitando as particularidades e o nível de maturação psicológica e física de cada criança, fazendo com que cada um entenda o seu corpo e seus limites, melhorando assim sua autoestima, sua autoconfiança, melhore sua expressividade, e em termos fisiológicos reduza as condições para o desenvolvimento de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo como a pressão alta, doenças do aparelho respiratório, entre outras.
O treinamento de práticas esportivas modifica toda a composição corporal, melhora a força muscular, auxilia na melhora da força e dos tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações e no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, com a melhora no desempenho intelectual, do raciocínio, da velocidade de reação, o convívio social e o desempenho escolar.
Especificamente pretende-se:
Aprimorar a coordenação motora com práticas que favorecem o desenvolvimento e o desempenho físico dos jovens, ampliando a capacidade de aprender e desenvolver determinados movimentos e habilidades;
Fortalecer o físico que está diretamente ligado ao seu desenvolvimento, evitando assim problemas de saúde no futuro com estruturas ósseas mais resistentes e saudáveis;
Garantir o bom funcionamento do metabolismo, com a produção de energia que deixará as crianças e os jovens mais atentos e dispostos ao longo do dia, contribuindo para seu aprendizado e o controle de calorias no organismo;
Contribuir para a formação integral dos usuários, onde melhora o relacionamento com os colegas e os educadores, a capacidade de leitura e resolução dos problemas, além de aprimorarem a memória e a tomada de decisões, a disciplina, o respeito, aos hábitos saudáveis, podendo expressar seus sentimentos, estimular a imaginação, a concentração, e trabalhar as questões sociais, ambientais, educacionais e culturais de forma agradável e lúdica;
Proporcionar momentos de recreação, de maneira saudável, prazerosa e benéfica à qualidade de vida dos nossos usuários. |
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3059 |
O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da educação ambiental e aquisição de materiais e uniformes (jalecos, camisetas, calças, botas, meias, bonés, repelentes, protetor solar e etc.) necessários as práticas das oficinas de educação ambiental, com ênfase em jardinagem bem como em plantas ornamentais e medicinais.
Conscientizar os usuários, funcionários e familiares quanto a necessidade de uma vida mais saudável, gerando, mudanças comportamentais e práticas que refletem em toda a sociedade, contribuindo assim para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valorização ética, social, econômica e ambiental.
Especificamente pretende-se:
Promover estudos, pesquisas, debates e ações sobre as questões ambientais, oportunizando atividades dinâmicas, participativas e prazerosas;
Estimular o uso de alimentação e hábitos saudáveis, trabalhando as cores, aromas e sabores;
Ensinar os usuários sobre o cultivo de hortaliças e ervas medicinais in natura orgânicas e jardinagem, tornando-os multiplicadores e incentivadores a realização destas práticas em seus lares e comunidade;
Ensinar o ciclo da vida das plantas, bem como o cuidado indispensável e as condições climáticas para o seu desenvolvimento;
Ressaltar e informar sobre a importância de alimentos orgânicos, que não oferecem riscos para a saúde devido à ausência de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, além de serem mais saborosos e nutritivos com cultivo sustentável, respeitando o meio ambiente, a qualidade do alimento, a valorização da mão de obra e a promoção da biodiversidade (conservação do solo e a ausência de agrotóxicos auxiliam na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região).
Aproveitar racionalmente e reciclar, ou seja, enviar novamente para o ciclo da vida útil. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes mais econômicos; |
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3060 |
O objetivo principal do projeto é criar espaços para as crianças e adolescentes trabalharem a expressão e a comunicação no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos através da música.
Especificamente pretende-se:
• Introduzir, de maneira lúdica, elementos e conceitos da linguagem musical.
• Proporcionar diferentes possibilidades de exploração dos sons.
• Favorecer a imaginação e a criação por meio de atividades que englobem elementos musicais e movimentos corporais. |
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3061 |
O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da educação ambiental e aquisição de materiais e uniformes (jalecos, camisetas, calças, botas, meias, bonés, repelentes, protetor solar e etc.) Necessários as práticas das aulas de educação ambiental.
Como educadores, nosso objetivo é contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valorização ética, social, econômica e ambiental. A partir destas práticas e a formulação destes conhecimentos e possível reformularem comportamentos e resgatar valores perdidos e usados pelos nossos antecessores, desta forma, alterar a consciência das crianças e adolescentes sobre os princípios da sustentabilidade, de que não é necessário comprometer as gerações futuras para atender as necessidades atuais, entendendo os efeitos da degradação e destruição ambiental.
Especificamente pretende-se:
Trabalhar, estimular e conscientizar sobre os conceitos dos chamados 3 RS: REDUZIR, REAPROVEITAR, E RECICLAR e também a importância da alimentação orgânica.
Reduzir os gastos e economizar de todas as formas possíveis procurando adquirir produtos mais duráveis, apenas o suficiente para o consumo, evitando desperdício, pôr no prato somente o que vai comer, reduzir supérfluos, reformar e conservar, doar o que não se usa mais e pode servir para outras pessoas, evitar comprar produtos em embalagens de isopor, ou que ainda não são recicláveis e controlar o uso da água e da energia elétrica;
Reutilizar de forma que nunca vá para o lixo, o que ainda não é lixo, ser criativo, inovador, aproveitar vidros que podem servir para armazenar outros alimentos ou objetos, utilizar papel frente e verso, trabalhar os recicláveis em artesanato e objetos de decoração e várias utilidades;
Reciclar, ou seja, enviar novamente para o ciclo da vida útil. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes mais econômicos;
Ressaltar e informar sobre a importância de alimentos orgânicos, que não oferecem riscos para a saúde devido a ausência de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, além de serem mais saborosos e nutritivos com cultivo sustentável, respeitando o meio ambiente, a qualidade do alimento, a valorização da mão de obra e a promoção da biodiversidade (conservação do solo e a ausência de agrotóxicos auxiliam na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região). |
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3062 |
O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros visando a contratação de um (a) educador (a) de música e instrumentos musicais, desenvolvendo sons alternativos que favorecem a expressão viva, criativa e prazerosa no fazer música coletivamente ou individual, aprimorando o senso crítico e contribuindo para a construção de uma política de valorização da arte do ser humano.
Especificamente pretende-se:
Contribuir para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem estar do individuo, melhorando o convívio social, ajudando na superação de problemas como violência e outros riscos sociais e pessoais;
Conhecer, refletir, experimentar, praticar e criar instrumentos musicais alternativos a fim de valorizar a prática da música;
Promover o desenvolvimento da criança/adolescente com a música na sua composição, improvisação ou arranjo (criação), execução (instrumental ou vocal) e apreciação (audição) musical;
Proporcionar atividades que englobam domínio técnico, desenvolvimento da percepção e fluência com a linguagem escrita da música, desenvolvendo a capacidade de imaginação, de memorização, de persistência, de dedicação, de compreensão e do respeito a regras, para uma melhor convivência, elevando significativamente a autoestima;
Destacar o caráter lúdico, ressaltando que a música é um jogo de relações entre o som e o silêncio, desenvolvendo a capacidade de expressar-se de modo integrado, realizando movimentos corporais enquanto canta e ouve música;
Trabalhar a música como instrumento de fazer contato, promover experiências com possibilidade de expressão musical e introduzir os conteúdos e as diversas funções da música na sociedade.
Usar objetos do cotidiano para tirar sons, como forma de criatividade e incentivo a desenvolver novas capacidades, variando as formas, os tamanhos e os sons produzidos.
Descobrir novos talentos e preparar o ser humano para a vida social e cultural. |
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3097 |
• Desenvolver ações formuladas através de um processo participativo, visando sensibilizar e capacitar os usuários na busca efetiva de melhoria da qualidade de vida, com ênfase na ética ambiental, segurança alimentar e o impacto na prática social. |
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3136 |
Objetivo:
Objetivos gerais:
- Complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária;
- Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária;
- Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios;
- Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos;
- Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários;
- Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
- Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.
Objetivos Específicos:
Objetivos específicos para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos:
- Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
Objetivos específicos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos:
- Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. |
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3178 |
O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da informática e a aquisição de materiais para ministrar oficina de Inclusão digital aos 70 usuários que frequentam o SCFV da Instituição.
Especificamente pretende-se:
Possibilitar as condições adequadas para que as crianças e adolescentes tenham acesso a este mundo digital, sendo considerada atualmente uma tecnologia indispensável ao desenvolvimento e a formação polivalente e multifuncional de nossos usuários.
Proporcionar e estimular suas mentes e potencializar seu desenvolvimento intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, a sua coordenação motora e consequentemente provocar mudanças e transformações em todos que exercitam esta habilidade, incontestavelmente fascinante que é o computador.
Despertar o senso crítico das várias possibilidades que este mundo virtual apresenta de forma variada e a disposição de todos, considerando o usuário um sujeito ativo em todo o processo.
Promover atividades mais criativas, motivadoras, dinâmicas e que envolvam os usuários para novas descobertas e aprendizagens, proporcionando aos mesmos, autonomia, curiosidade, cooperação e socialização.
Oferecer aos jovens conhecimentos de informática básica a fim de concorrerem em igualdade de condições em relação ao mercado de trabalho atualmente mais exigentes. |
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3192 |
Objetivo:
Objetivos gerais:
- Complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária;
- Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária;
- Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios;
- Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos;
- Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários;
- Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
- Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.
Objetivos Específicos:
Objetivos específicos para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos:
- Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
Objetivos específicos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos:
- Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. |
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3193 |
Objetivo:
Objetivos gerais:
- Complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária;
- Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária;
- Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios;
- Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos;
- Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários;
- Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
- Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.
Objetivos Específicos:
Objetivos específicos para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos:
- Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
Objetivos específicos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos:
- Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. |
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3211 |
Objetivo:
Objetivos gerais:
- Complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária;
- Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária;
- Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios;
- Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos;
- Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários;
- Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
- Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.
Objetivos Específicos:
Objetivos específicos para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos:
- Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
Objetivos específicos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos:
- Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. |
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3257 |
Objetivo:
Objetivos gerais:
- Complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária;
- Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária;
- Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios;
- Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos;
- Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários;
- Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
- Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.
Objetivos Específicos:
Objetivos específicos para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos:
- Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
Objetivos específicos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos:
- Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. |
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3305 |
Execução do SCFV para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos |
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3321 |
O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional de educação física, materiais esportivos, recreativos, bem como aquisição de uma rede de proteção e revitalização da pintura da quadra recentemente reformada e coberta, necessários as práticas de exercícios e atividades de lazer, planejadas, direcionadas e orientadas, respeitando as particularidades e o nível de maturação psicológica e física de cada criança, fazendo com que cada um entenda o seu corpo e seus limites, melhorando assim sua autoestima, sua autoconfiança, melhore sua expressividade, e em termos fisiológicos reduza as condições para o desenvolvimento de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo como a pressão alta, doenças do aparelho respiratório, entre outras.
O treinamento de práticas esportivas modifica toda a composição corporal, melhora a força muscular, auxilia na melhora da força e dos tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações e no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, com a melhora no desempenho intelectual, do raciocínio, da velocidade de reação, o convívio social e o desempenho escolar.
Especificamente pretende-se:
Aprimorar a coordenação motora com práticas que favorecem o desenvolvimento e o desempenho físico dos jovens, ampliando a capacidade de aprender e desenvolver determinados movimentos e habilidades;
Fortalecer o físico que está diretamente ligado ao seu desenvolvimento, evitando assim problemas de saúde no futuro com estruturas ósseas mais resistentes e saudáveis;
Garantir o bom funcionamento do metabolismo, com a produção de energia que deixará as crianças e os jovens mais atentos e dispostos ao longo do dia, contribuindo para seu aprendizado e o controle de calorias no organismo;
Contribuir para a formação integral dos usuários, onde melhora o relacionamento com os colegas e os educadores, a capacidade de leitura e resolução dos problemas, além de aprimorarem a memória e a tomada de decisões, a disciplina, o respeito, aos hábitos saudáveis, podendo expressar seus sentimentos, estimular a imaginação, a concentração, e trabalhar as questões sociais, ambientais, educacionais e culturais de forma agradável e lúdica;
Proporcionar momentos de recreação, de maneira saudável, prazerosa e benéfica à qualidade de vida dos nossos usuários. |
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3322 |
O objetivo principal do projeto é criar espaços para as crianças e adolescentes trabalharem a expressão e a comunicação no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos através da música.
Especificamente pretende-se:
• Introduzir, de maneira lúdica, elementos e conceitos da linguagem musical.
• Proporcionar diferentes possibilidades de exploração dos sons.
• Favorecer a imaginação e a criação por meio de atividades que englobem elementos musicais e movimentos corporais. |
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3323 |
O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da educação ambiental e aquisição de materiais e uniformes (jalecos, camisetas, calças, botas, meias, bonés, repelentes, protetor solar e etc.) Necessários as práticas das aulas de educação ambiental.
Como educadores, nosso objetivo é contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valorização ética, social, econômica e ambiental. A partir destas práticas e a formulação destes conhecimentos e possível reformularem comportamentos e resgatar valores perdidos e usados pelos nossos antecessores, desta forma, alterar a consciência das crianças e adolescentes sobre os princípios da sustentabilidade, de que não é necessário comprometer as gerações futuras para atender as necessidades atuais, entendendo os efeitos da degradação e destruição ambiental.
Especificamente pretende-se:
Trabalhar, estimular e conscientizar sobre os conceitos dos chamados 3 RS: REDUZIR, REAPROVEITAR, E RECICLAR e também a importância da alimentação orgânica.
Reduzir os gastos e economizar de todas as formas possíveis procurando adquirir produtos mais duráveis, apenas o suficiente para o consumo, evitando desperdício, pôr no prato somente o que vai comer, reduzir supérfluos, reformar e conservar, doar o que não se usa mais e pode servir para outras pessoas, evitar comprar produtos em embalagens de isopor, ou que ainda não são recicláveis e controlar o uso da água e da energia elétrica;
Reutilizar de forma que nunca vá para o lixo, o que ainda não é lixo, ser criativo, inovador, aproveitar vidros que podem servir para armazenar outros alimentos ou objetos, utilizar papel frente e verso, trabalhar os recicláveis em artesanato e objetos de decoração e várias utilidades;
Reciclar, ou seja, enviar novamente para o ciclo da vida útil. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes mais econômicos;
Ressaltar e informar sobre a importância de alimentos orgânicos, que não oferecem riscos para a saúde devido a ausência de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, além de serem mais saborosos e nutritivos com cultivo sustentável, respeitando o meio ambiente, a qualidade do alimento, a valorização da mão de obra e a promoção da biodiversidade (conservação do solo e a ausência de agrotóxicos auxiliam na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região). |
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3324 |
O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros visando a contratação de um (a) educador (a) de música e instrumentos musicais, desenvolvendo sons alternativos que favorecem a expressão viva, criativa e prazerosa no fazer música coletivamente ou individual, aprimorando o senso crítico e contribuindo para a construção de uma política de valorização da arte do ser humano.
Especificamente pretende-se:
Contribuir para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem estar do individuo, melhorando o convívio social, ajudando na superação de problemas como violência e outros riscos sociais e pessoais;
Conhecer, refletir, experimentar, praticar e criar instrumentos musicais alternativos a fim de valorizar a prática da música;
Promover o desenvolvimento da criança/adolescente com a música na sua composição, improvisação ou arranjo (criação), execução (instrumental ou vocal) e apreciação (audição) musical;
Proporcionar atividades que englobam domínio técnico, desenvolvimento da percepção e fluência com a linguagem escrita da música, desenvolvendo a capacidade de imaginação, de memorização, de persistência, de dedicação, de compreensão e do respeito a regras, para uma melhor convivência, elevando significativamente a autoestima;
Destacar o caráter lúdico, ressaltando que a música é um jogo de relações entre o som e o silêncio, desenvolvendo a capacidade de expressar-se de modo integrado, realizando movimentos corporais enquanto canta e ouve música;
Trabalhar a música como instrumento de fazer contato, promover experiências com possibilidade de expressão musical e introduzir os conteúdos e as diversas funções da música na sociedade.
Usar objetos do cotidiano para tirar sons, como forma de criatividade e incentivo a desenvolver novas capacidades, variando as formas, os tamanhos e os sons produzidos.
Descobrir novos talentos e preparar o ser humano para a vida social e cultural. |
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3346 |
Execução do SCFV para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos |
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3407 |
Execução do SCFV para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos |
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3470 |
O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional de educação física, materiais esportivos, recreativos, bem como aquisição de uma rede de proteção e revitalização da pintura da quadra recentemente reformada e coberta, necessários as práticas de exercícios e atividades de lazer, planejadas, direcionadas e orientadas, respeitando as particularidades e o nível de maturação psicológica e física de cada criança, fazendo com que cada um entenda o seu corpo e seus limites, melhorando assim sua autoestima, sua autoconfiança, melhore sua expressividade, e em termos fisiológicos reduza as condições para o desenvolvimento de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo como a pressão alta, doenças do aparelho respiratório, entre outras.
O treinamento de práticas esportivas modifica toda a composição corporal, melhora a força muscular, auxilia na melhora da força e dos tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações e no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, com a melhora no desempenho intelectual, do raciocínio, da velocidade de reação, o convívio social e o desempenho escolar.
Especificamente pretende-se:
Aprimorar a coordenação motora com práticas que favorecem o desenvolvimento e o desempenho físico dos jovens, ampliando a capacidade de aprender e desenvolver determinados movimentos e habilidades;
Fortalecer o físico que está diretamente ligado ao seu desenvolvimento, evitando assim problemas de saúde no futuro com estruturas ósseas mais resistentes e saudáveis;
Garantir o bom funcionamento do metabolismo, com a produção de energia que deixará as crianças e os jovens mais atentos e dispostos ao longo do dia, contribuindo para seu aprendizado e o controle de calorias no organismo;
Contribuir para a formação integral dos usuários, onde melhora o relacionamento com os colegas e os educadores, a capacidade de leitura e resolução dos problemas, além de aprimorarem a memória e a tomada de decisões, a disciplina, o respeito, aos hábitos saudáveis, podendo expressar seus sentimentos, estimular a imaginação, a concentração, e trabalhar as questões sociais, ambientais, educacionais e culturais de forma agradável e lúdica;
Proporcionar momentos de recreação, de maneira saudável, prazerosa e benéfica à qualidade de vida dos nossos usuários. |
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3471 |
O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros visando a contratação de um (a) educador (a) de música e instrumentos musicais, desenvolvendo sons alternativos que favorecem a expressão viva, criativa e prazerosa no fazer música coletivamente ou individual, aprimorando o senso crítico e contribuindo para a construção de uma política de valorização da arte do ser humano.
Especificamente pretende-se:
Contribuir para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem estar do individuo, melhorando o convívio social, ajudando na superação de problemas como violência e outros riscos sociais e pessoais;
Conhecer, refletir, experimentar, praticar e criar instrumentos musicais alternativos a fim de valorizar a prática da música;
Promover o desenvolvimento da criança/adolescente com a música na sua composição, improvisação ou arranjo (criação), execução (instrumental ou vocal) e apreciação (audição) musical;
Proporcionar atividades que englobam domínio técnico, desenvolvimento da percepção e fluência com a linguagem escrita da música, desenvolvendo a capacidade de imaginação, de memorização, de persistência, de dedicação, de compreensão e do respeito a regras, para uma melhor convivência, elevando significativamente a autoestima;
Destacar o caráter lúdico, ressaltando que a música é um jogo de relações entre o som e o silêncio, desenvolvendo a capacidade de expressar-se de modo integrado, realizando movimentos corporais enquanto canta e ouve música;
Trabalhar a música como instrumento de fazer contato, promover experiências com possibilidade de expressão musical e introduzir os conteúdos e as diversas funções da música na sociedade.
Usar objetos do cotidiano para tirar sons, como forma de criatividade e incentivo a desenvolver novas capacidades, variando as formas, os tamanhos e os sons produzidos.
Descobrir novos talentos e preparar o ser humano para a vida social e cultural. |
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3472 |
O objetivo principal do projeto é criar espaços para as crianças e adolescentes trabalharem a expressão e a comunicação no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos através da música.
Especificamente pretende-se:
• Introduzir, de maneira lúdica, elementos e conceitos da linguagem musical.
• Proporcionar diferentes possibilidades de exploração dos sons.
• Favorecer a imaginação e a criação por meio de atividades que englobem elementos musicais e movimentos corporais. |
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3473 |
O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da educação ambiental e aquisição de materiais e uniformes (jalecos, camisetas, calças, botas, meias, bonés, repelentes, protetor solar e etc.) Necessários as práticas das aulas de educação ambiental.
Como educadores, nosso objetivo é contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valorização ética, social, econômica e ambiental. A partir destas práticas e a formulação destes conhecimentos e possível reformularem comportamentos e resgatar valores perdidos e usados pelos nossos antecessores, desta forma, alterar a consciência das crianças e adolescentes sobre os princípios da sustentabilidade, de que não é necessário comprometer as gerações futuras para atender as necessidades atuais, entendendo os efeitos da degradação e destruição ambiental.
Especificamente pretende-se:
Trabalhar, estimular e conscientizar sobre os conceitos dos chamados 3 RS: REDUZIR, REAPROVEITAR, E RECICLAR e também a importância da alimentação orgânica.
Reduzir os gastos e economizar de todas as formas possíveis procurando adquirir produtos mais duráveis, apenas o suficiente para o consumo, evitando desperdício, pôr no prato somente o que vai comer, reduzir supérfluos, reformar e conservar, doar o que não se usa mais e pode servir para outras pessoas, evitar comprar produtos em embalagens de isopor, ou que ainda não são recicláveis e controlar o uso da água e da energia elétrica;
Reutilizar de forma que nunca vá para o lixo, o que ainda não é lixo, ser criativo, inovador, aproveitar vidros que podem servir para armazenar outros alimentos ou objetos, utilizar papel frente e verso, trabalhar os recicláveis em artesanato e objetos de decoração e várias utilidades;
Reciclar, ou seja, enviar novamente para o ciclo da vida útil. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes mais econômicos;
Ressaltar e informar sobre a importância de alimentos orgânicos, que não oferecem riscos para a saúde devido a ausência de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, além de serem mais saborosos e nutritivos com cultivo sustentável, respeitando o meio ambiente, a qualidade do alimento, a valorização da mão de obra e a promoção da biodiversidade (conservação do solo e a ausência de agrotóxicos auxiliam na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região). |
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3497 |
Realização da reforma do espaço da Padaria, com objetivo de de oferta de cursos de capacitação profissional, para Jovens e famílias, visando a geração de renda, empreendedorismo e o encaminhamento para o mercado de trabalho. |
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3510 |
O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da informática e a aquisição de materiais para ministrar oficina de Inclusão digital aos 70 usuários que frequentam o SCFV da Instituição.
Especificamente pretende-se:
Possibilitar as condições adequadas para que as crianças e adolescentes tenham acesso a este mundo digital, sendo considerada atualmente uma tecnologia indispensável ao desenvolvimento e a formação polivalente e multifuncional de nossos usuários.
Proporcionar e estimular suas mentes e potencializar seu desenvolvimento intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, a sua coordenação motora e consequentemente provocar mudanças e transformações em todos que exercitam esta habilidade, incontestavelmente fascinante que é o computador.
Despertar o senso crítico das várias possibilidades que este mundo virtual apresenta de forma variada e a disposição de todos, considerando o usuário um sujeito ativo em todo o processo.
Promover atividades mais criativas, motivadoras, dinâmicas e que envolvam os usuários para novas descobertas e aprendizagens, proporcionando aos mesmos, autonomia, curiosidade, cooperação e socialização.
Oferecer aos jovens conhecimentos de informática básica a fim de concorrerem em igualdade de condições em relação ao mercado de trabalho atualmente mais exigentes. |
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3511 |
• Desenvolver ações formuladas através de um processo participativo, visando sensibilizar e capacitar os usuários na busca efetiva de melhoria da qualidade de vida, com ênfase na ética ambiental, segurança alimentar e o impacto na prática social. |
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3512 |
O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da educação ambiental e aquisição de materiais e uniformes (jalecos, camisetas, calças, botas, meias, bonés, repelentes, protetor solar e etc.) necessários as práticas das oficinas de educação ambiental, com ênfase em jardinagem bem como em plantas ornamentais e medicinais.
Conscientizar os usuários, funcionários e familiares quanto a necessidade de uma vida mais saudável, gerando, mudanças comportamentais e práticas que refletem em toda a sociedade, contribuindo assim para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valorização ética, social, econômica e ambiental.
Especificamente pretende-se:
Promover estudos, pesquisas, debates e ações sobre as questões ambientais, oportunizando atividades dinâmicas, participativas e prazerosas;
Estimular o uso de alimentação e hábitos saudáveis, trabalhando as cores, aromas e sabores;
Ensinar os usuários sobre o cultivo de hortaliças e ervas medicinais in natura orgânicas e jardinagem, tornando-os multiplicadores e incentivadores a realização destas práticas em seus lares e comunidade;
Ensinar o ciclo da vida das plantas, bem como o cuidado indispensável e as condições climáticas para o seu desenvolvimento;
Ressaltar e informar sobre a importância de alimentos orgânicos, que não oferecem riscos para a saúde devido à ausência de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, além de serem mais saborosos e nutritivos com cultivo sustentável, respeitando o meio ambiente, a qualidade do alimento, a valorização da mão de obra e a promoção da biodiversidade (conservação do solo e a ausência de agrotóxicos auxiliam na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região).
Aproveitar racionalmente e reciclar, ou seja, enviar novamente para o ciclo da vida útil. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes mais econômicos; |
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3513 |
• Ampliar o universo cultural e musical de crianças e adolescentes através do acesso á Banda Musical, ofertando oficinas de capacitação profissional na área de música, proporcionando por meio dessa musicalidade, a socialização dos integrantes, o sentimento de pertencimento a um grupo, bem como a inclusão social com elevação da autoestima, estimulando o fortalecimento de vínculos sociais e difusão da cultura musical brasileira e do mundo. |
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3527 |
Ministrar oficina de Inclusão digital informática básica) e de Tecnologia da Informação aos usuários visando preparação para o mundo do trabalho e ampliação do seu universo informacional.
Especificamente pretende-se:
Possibilitar as condições adequadas para que as crianças e adolescentes tenham acesso a este mundo digital, sendo considerada atualmente uma tecnologia indispensável ao desenvolvimento e a formação polivalente e multifuncional de nossos usuários. |
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3541 |
Execução do SCFV para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos |
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3553 |
Execução do SCFV para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos |
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3584 |
- Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
- Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. |
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3693 |
Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã através da musicalização; |
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3711 |
Promover a prática esportiva assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. |
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3741 |
- Aperfeiçoar a qualidade no atendimento das crianças e adolescentes, respeitando suas limitações e capacidades ofertando materiais adequados para uso nas oficinas.
- Propiciar um espaço de reflexão, aprendizado e autoconhecimento, sempre visando à promoção social e humana, com materiais de qualidade.
- Contribuir de forma significativa na construção de novos valores, trabalhando questões éticas e morais, bem como o respeito ao próximo com oficnas e matérias de qualidade.
- Utilizar o material para trabalhar em conjunto com as famílias de cada criança e adolescente atendidas na instituição, amenizando ou eliminando os casos de vulnerabilidade social. |
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3760 |
- Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
- Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. |
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3766 |
O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da educação ambiental e aquisição de materiais e uniformes (jalecos, camisetas, calças, botas, meias, bonés, repelentes, protetor solar e etc.) necessários as práticas das oficinas de educação ambiental, com ênfase em jardinagem bem como em plantas ornamentais e medicinais.
Conscientizar os usuários, funcionários e familiares quanto a necessidade de uma vida mais saudável, gerando, mudanças comportamentais e práticas que refletem em toda a sociedade, contribuindo assim para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valorização ética, social, econômica e ambiental.
Especificamente pretende-se:
Promover estudos, pesquisas, debates e ações sobre as questões ambientais, oportunizando atividades dinâmicas, participativas e prazerosas;
Estimular o uso de alimentação e hábitos saudáveis, trabalhando as cores, aromas e sabores;
Ensinar os usuários sobre o cultivo de hortaliças e ervas medicinais in natura orgânicas e jardinagem, tornando-os multiplicadores e incentivadores a realização destas práticas em seus lares e comunidade;
Ensinar o ciclo da vida das plantas, bem como o cuidado indispensável e as condições climáticas para o seu desenvolvimento;
Ressaltar e informar sobre a importância de alimentos orgânicos, que não oferecem riscos para a saúde devido à ausência de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, além de serem mais saborosos e nutritivos com cultivo sustentável, respeitando o meio ambiente, a qualidade do alimento, a valorização da mão de obra e a promoção da biodiversidade (conservação do solo e a ausência de agrotóxicos auxiliam na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região).
Aproveitar racionalmente e reciclar, ou seja, enviar novamente para o ciclo da vida útil. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes mais econômicos; |
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3767 |
• Desenvolver ações formuladas através de um processo participativo, visando sensibilizar e capacitar os usuários na busca efetiva de melhoria da qualidade de vida, com ênfase na ética ambiental, segurança alimentar e o impacto na prática social. |
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3782 |
- Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
- Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. |
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